Legislação

ed91_anvisa

A Anvisa determinou, na segunda-feira (27), a suspensão de todas as publicidades do produto Loção Hidratante Corporal Glukderm Plus que possuírem indicação de uso para o tratamento da psoríase. O produto estava sendo anunciado irregularmente, por meio de página na internet, por Victor de Oliveira Gontijo.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União. Para conferir a norma na íntegra clique aqui.

Anvisa suspende enxaguante bucal, tinta para tatuagem e diversos outros produtos

A Anvisa determinou, na quarta-feira (22/10), a suspensão da distribuição, comercialização e uso de sete (7) lotes do produto Colgate Periogard sem Álcool Solução Bucal 250mL. Os lotes foram fabricados entre 21 e 26 de fevereiro de 2014 pela empresa Colgate-Palmolive Industrial Ltda. O fabricante comunicou o recolhimento voluntário dos lotes após detectar níveis microbiológicos acima dos limites para a bactéria Burkholderia cepacia. Os lotes suspensos são os (L) 4053BR122C, (L) 4054BR121C, (L) 4054BR122C, (L) 4055BR122C, (L) 4056BR122C, (L) 4057BR121C e (L) 4057BR122C.

A suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de todos os lotes do produto Máscara Simidefinitiva 2 – New Liss Hair, uso profissional, 1L, se deve ao resultado insatisfatório obtido no ensaio de Análise de Rotulagem e Teor de Formaldeído e à ausência de registro ou notificação nesta Agência. O produto é fabricado pela empresa Hero Cosméticos Indústria e Comércio Ltda.

A agência suspendeu também a distribuição, comercialização e uso dos lotes 1100514 (validade: 09/2015) do Shampoo Equilibrante TMN Turmalina Plástica dos fios; 1300514 (validade: 10/2015) do Shampoo Marroquina Step 1; 1300515 (validade: 10/2015) do Shampoo Bio Thermic Anti Resíduos e 1400415 (validade: 10/2015) do Shampoo Bio Thermic Repositor, marca Beaty Hair. Os produtos, fabricados pela empresa Luso I Comércio e Indústria Ltda, apresentaram resultados insatisfatórios no ensaio de determinação de pH.

Também foram suspensas todas as tintas para tatuagem das marcas Alla Prima e Bloodline. Os produtos não possuem registro na Anvisa.

Suspensão de publicidade

Foi determinada a suspensão de todas as publicidades que atribuam propriedades de emagrecimento ao produto Kit Drena Corpus. O produto estava sendo divulgado irregularmente, em endereços eletrônicos sob domínio da empresa Shop Express Ltda, em desacordo com o registro na Anvisa.

Também foi comprovada a divulgação irregular, em diversos sites na internet, dos produtos Chá de Amora Miura, marca Mamoru Yamamoto; Chá Folha de Amora Miura; Amora 60 Cápsulas 500mg, marca Pro-Ervas; Chá de Amora Miura, marca O Chá que cura; Chá Natural Amora Miúra, marca Amora Miúra; Amora Miura (Morus nigra L), marca Chá & Cia; Cápsulas de Amora Miura (Morus Nigra L), marca Vita Vita e Amora Miura em Cápsulas, marca Beautiful Life. Todas as publicidades dos produtos acima, que atribuam alegações não estabelecidas pela legislação sanitária, estão suspensas.

Anvisa

Publicado: 2 dias atrás
Post sem comentários

ed85_anvisa

A medida é cautelar e se deve a problemas no rótulo e na concentração de água oxigenada.

Resultados insatisfatórios em testes realizados quanto ao teor de água oxigenada, além de problemas no rótulo, levaram a interdição cautelar, por 90 dias, do lote 130039804, da Tintura Creme Beauty Color pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a agência reguladora, os produtos são fabricados pela empresa Bonyplus Indústria e Comércio Importação e Exportação de Cosméticos Ltda e têm validade até fevereiro de 2016.

A interdição pela agência foi publicada em 17/09 no Diário Oficial da União (DOU). Consultada sobre se há riscos à saúde e segurança do consumidor a Anvisa ainda não respondeu.

Procurada, a Bonyplus informou que “respeita, em seus processos de manipulação, fabricação e envase, rigorosos padrões de qualidade” e disse não haver “qualquer irregularidade em seus produtos e, portanto, qualquer risco de dano à saúde dos seus consumidores”. Ainda de acordo com a empresa, o teor de água oxigenada no lote em questão “está rigorosamente dentro dos limites legais estabelecidos pela própria Anvisa”.

Segundo a Bonyplus, o lote indicado foi comercializado em fevereiro de 2013, e que, neste período, não recebeu qualquer reclamação em seus canais de comunicação. A empresa disse ainda não ter sido”legalmente intimada da noticiada medida cautelar, mas adotará, desde logo, as medidas cabíveis para esclarecimento dos fatos, bem como para a revogação da medida cautelar”.

O Globo

Publicado: 1 mês atrás
Post sem comentários

ed83_anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar, pelo prazo de 90 dias, de quatro lotes de xampu da marca Beauty Hair, fabricados pela empresa Luso I Comércio e Indústria Ltda. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União de 27/08.

Todos os produtos foram suspensos por apresentarem resultados insatisfatórios nos ensaios de análise do pH. Nas embalagens, a marca anunciava que o pH dos produtos era baixo, mas o índice é ácido. Para a maioria dos clientes, isso não traz prejuízos, mas pode prejudicar quem faz determinados tratamentos capilares ou possui alguns problemas dermatológicos.’

A medida afeta os lotes 1100514 (validade: 09/2015) do Shampoo Equilibrante TMN Turmalina Plástica dos Fios; o lote 1300514 (validade: 10/2015) do Shampoo Marroquina Step 1; o lote 1300515 (validade: 10/2015) do Shampoo Bio Thermic Anti Resíduos e do lote 1400415 (validade: 10/2015) do Shampoo Bio Thermic Repositor Hídrico.

Segundo a Anvisa, a interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária, adotada em caso de violação da legislação sanitária ou de risco iminente à saúde. A interdição do produto e do estabelecimento, como medida cautelar, dura o tempo necessário para a realização de testes, provas, análises ou outras providências necessárias.

A Anvisa vai apurar em quais estabelecimentos são comercializados os produtos, que serão recolhidos pela Vigilância Sanitária e pela empresa.

Extra

Publicado: 2 meses atrás
Post sem comentários
  • RSS
  • Facebook
  • S+ Design